Lisbeth está morta: enterrada junto com Stieg.

Não, ela não está de volta. Desculpa aí, Lagercrantz, não é nada pessoal, mas o que aconteceu foi que a Lisbeth que foi apresentada a ti não foi a mesma que foi a mim, então: N-Ã-O é a minha Lisbeth. Nem a do Stieg.

Os diálogos são péssimos (é deixando a personagem falar que a gente tem certeza que não é a Lisbeth!). O estereótipo da punk-hacker-que-salva-o-mundo está ok. Mas o resto todo não funciona. O Blomkvist ainda vá lá: ele não é o “apaixonável” da história (pelo menos não para mim, como leitora), mas a Lisbeth?

Na trilogia do Stieg, que ganhei de presente da francesa mais arretada que conheço (merci Lau), eu passei noites insones, não precisava nem de café para terminar um volume e outro (e mesmo assim tomei MUITO café latte – mais para acompanhar a personagem – tá, admito: por ser viciada em cafeína mesmo!).

Do primeiro para o segundo, quase enlouqueci, e do segundo para o terceiro. Bem. Não falemos do passado… E fiquei curiosa (já sabendo que não iria gostar. Já sabendo que ele não iria acertar. Sei, mea culpa, eu já estava com pré-conceitos!), saudosa na verdade: eu queria Lisbeth de novo na minha cama.

Mas ela ficou tempo demais: o volume I eu devorei praticamente em três dias (porque eu tinha que trabalhar!), e esse IV… Bom, tive que me obrigar a seguir adiante.

Então fiquemos assim: vamos manter as paixões em seus devidos lugares. Lá, onde elas devem ficar. Não tem como voltar no tempo. Nem ressuscitar Stieg. Então Lisbeth: descanse em paz.

3 comentários em “Lisbeth não está de volta.

  1. Eu não queria ler isto, relutei, assim como ainda não tive coragem de ler o livro. Eu amei Lisbeth do primeiro ao último livro do Stieg. E como vc, sinto falta. Devorei e nåo dormi antes de terminar os dois últimos, me senti feliz e abandonada ao final da triologia. Provavelmente vou ler o novo. Sou curiosa. Até pq de vez em quando mato saudade lendo tudo de novo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *